Rodrigo Betini
Rodrigo Aparecido do Nascimento Ferreira Betini tem 35 anos, é casado e natural de Piracicaba (SP). Ele é educador físico, professor de dança e bailarino profissional, diagnosticado com câncer colorretal, que é um tumor maligno que se instala no reto do intestino grosso, em novembro de 2019.
O bailarino já enfrentou diversas batalhas contra a doença, como uma cirurgia muito séria para retirada de vários tumores. Em seguida, fez 20 árduas sessões de quimioterapia e mais uma cirurgia. Exames atuais identificaram metástases (sete novos tumores no fígado), indicando a permanência da doença e a necessidades de novos tratamentos e cirurgias.
No Brasil, a medicação Pembrolizumabe – Keytruda 200 mg indicada para o tratamento está em protocolo de estudo. Ela ainda não é fornecida pelo SUS e também não é coberta por planos de saúde. Uma dose dessa medicação para o tratamento do Rodrigo, custa cerca de R$ 45 mil e o Ro precisa fazer uma aplicação a cada três semanas, nos primeiros três meses de tratamento (quatro aplicações), para depois fazer novos exames e verificar a reação do seu organismo e da doença.
Rodrigo havia se cadastrado para participar dos estudos e testes do remédio, porém o laboratório que desenvolve a medicação suspendeu tal estudo em função da pandemia da Covid-19.
O câncer de Rodrigo avança muito rápido e é bastante agressivo. A quimioterapia não tem surtido os resultados necessários para deter a doença.
Graças a Vakinha Online e ações de seus amigos e família ele já conseguiu o necessário para duas aplicações e já fez a primeira aplicação no dia 26/04/2021, mas ainda há um grande caminho a ser percorrido.
Enquanto acontece sua briga judicial, ele “corre” contra o tempo e precisa da ajuda de todos.
Fotos: Nanah D’Luize / Arquivo Pessoal